A fim de decidir os cenários dos principais eventos e estabelecer o programa do Encontro Mundial da Família de 4 a 9 de julho de 2006, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, o Cardeal Alfonso López Trujillo, viajará proximamente a Valência.

Para a Missa de clausura do Encontro, o Cardeal avaliará quatro propostas de lugares pensados pela Fundação Encontro Mundial da Família, que integram o Arcebispado, a Generalitat Valenciana, a Prefeitura e a Deputação de Valência.

Aos três lugares que já se projetaram até agora, circuito Ricardo Tormo de Cheste, praia da Malvarrosa, e avenida das Cortes Valencianas, incorporou-se uma quarta proposta, a praça  Europa, popularmente conhecida como do "Parotet", informou a agência Avan.

Todo Encontro Mundial da Família consta de cinco manifestações principais: um congresso internacional teológico-pastoral, um  congresso dos filhos, celebrações eucarísticas para as famílias em peregrinação, um encontro-festa com testemunhos de famílias e a missa conclusiva presidida pelo Papa ou seu legado e que é concelebrada por cardeais, bispos e sacerdotes do mundo todo.

Os anteriores Encontros Mundiais da Família, que se convocam a cada três anos, celebraram-se até agora em duas ocasiões em Roma, em 1994 e 2000, outra em Rio do Janeiro, em 1997, e, em 2003, na Manila. Todos eles estiveram presididos pelo Santo Padre  à exceção do de Manila, e contaram com a participação, cada um deles, de mais de um milhão de pessoas.