O Papa Francisco celebrará pelo terceiro ano consecutivo a Santa Missa por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe na Basílica de São Pedro, no Vaticano, quase um mês depois do encerramento do Jubileu da Misericórdia.

A Eucaristia será celebrada no dia 12 de dezembro, às 18h (hora local), e antes rezarão o Rosário e haverá um desfile das bandeiras de todo o continente americano pela nave central da Basílica de São Pedro.

Foi o que anunciou o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, em uma carta enviada ao Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Cardeal Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Guadalajara, e publicada no site do CEM.

O Cardeal Ouellet indicou que “estas celebrações estão se tornando uma tradição, no centro e no coração da catolicidade, e em honra e devoção à padroeira da América Latina e Imperatriz do Continente Americano”.

O Purpurado assinalou que ainda ressonam os ecos da visita do Papa Francisco ao México, realizada entre os dias 12 e 17 de fevereiro deste ano e onde, segundo informou o CEM, mais de 10 milhões de pessoas participaram dos diferentes eventos.

O Cardeal Ouellet acrescentou que a lembrança desta viagem estará presente durante os preparativos para a festa e que dois momentos ficaram marcados nos fiéis: a homilia que o Santo Padre pronunciou na Basílica de Santa Maria de Guadalupe e a “comovente” oração do Papa ante a imagem da Virgem de Guadalupe.

Os cantos serão interpretados em náhuatl, língua indígena falada no México na época dos astecas; em quéchua, língua indígena do império inca no Peru; e em mapuche, a língua das comunidades nativas do sul do Chile e da Argentina.

Confira também: