Um porta-voz da Igreja Ortodoxa russa elogiou o chamado pela unidade dos cristãos que o Papa Bento XVI fez recentemente, mas precisou que para eles existem diferenças que não podem ser facilmente superadas.

O Padre Vsevolod Chaplin, encarregado das relações exteriores no Patriarcado de Moscou, declarou à agência Associated Press que os ortodoxos russos agradecem ao Papa sua vontade de criar pontes aos cristãos ortodoxos e esperam que suas palavras "sejam seguidas por medidas concretas para aproximar nossas Igrejas".

Em seu Pontificado, João Paulo II deu mostras muito concretas de aproximação para os ortodoxos na Rússia, como a devolução do ícone de Nossa Senhora de Kazan, e embora sempre quis visitar Moscou, os líderes ortodoxos do país se opuseram a sua eventual viagem.

Em sua primeira viagem papal fora de Roma que teve como destino o porto adriático italiano de Bari, Bento XVI repetiu sua "disposição de assumir como compromisso fundamental trabalhar para reconstruir a plena e visível unidade de todos os seguidores de Cristo", especialmente com os ortodoxos.

Bari é considerado como ponte entre o Oriente e Ocidente e no lugar descansam as relíquias de São Nicolau de Myra, um dos Santos mais populares entre católicos e ortodoxos.