O Papa Francisco e os 17 novos cardeais que criou no último dia 19 de novembro visitaram o Papa Emérito Bento XVI.

O Pontífice e os novos cardeais se dirigiram em um micro-ônibus ao mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins Vaticanos, onde o Papa Emérito reside. Ali, tiveram um breve encontro com ele.

Bento XVI abraçou o Papa Francisco, saudou cada um dos novos cardeais e pronunciou algumas palavras e seus melhores desejos e orações.

Em primeiro lugar, parabenizou o Cardeal Baltazar Porras Cardozo, Arcebispo de Mérida (Venezuela). “Que Deus os abençoe”, disse o Papa Emérito e, em seguida, rezaram juntos o Pai Nosso antes de dar-lhes a sua bênção.

Bento XVI, que desde sua renúncia ao pontificado apareceu em público em várias ocasiões – esteve presente nos consistórios para a criação de cardeais de 2014 e 2015, na Missa de Canonização de São João XXIII e São João Paulo II e na Missa de beatificação de Paulo VI, também em 2015 –, não participou do consistório celebrado no dia 19 de novembro.

Bento XVI foi o primeiro peregrino a cruzar a Porta Santa aberta pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em 8 de dezembro de 2015.

Atualmente, ele vive no Mosteiro Mater Ecclesiae, estabelecido por São João Paulo II em 1994 como local dedicado à oração pelo Papa, seu ministério e pelos cardeais.

Embora em algumas ocasiões se tenha especulado sobre supostos problemas de saúde, o Papa Emérito está bem, apesar de sua idade avançada. Neste ano, Bento XVI completou 89 anos.

Confira também: