Durante o encontro que teve nessa segunda-feira com os membros da Conferência Episcopal Italiana, o Papa Bento XVI confirmou sua assistência à 20º Jornada Mundial da Juventude e destacou a necessidade de formar aos jovens para este encontro.

“Em agosto, como sabem, irei a Colônia para a Jornada Mundial da Juventude, e confio em me encontrar com muitos de vós, acompanhados por um grande número de jovens italianos”.

O Pontífice recordou que os jovens “som a esperança da Igreja, mas estão também, no mundo de hoje, particularmente expostos ao perigo de ser ‘levados à deriva e sacudidos por qualquer vento de doutrina’”.

Por isso o Papa destacou que é necessário ajudá-los “a crescer e a amadurecer na fé: é este o primeiro serviço que eles devem receber da Igreja, e especialmente de nós Bispos e de nossos sacerdotes”.

“Para que isto possa acontecer –adicionou-, os jovens devem sentir-se amados pela Igreja, amados em concreto por nós Bispos e sacerdotes. Poderão experimentar assim na Igreja, a amizade e o amor que tem para eles o Senhor, compreenderão que em Cristo a verdade coincide com o amor e aprenderão por sua vez a amar ao Senhor e a ter confiança em seu corpo que é a Igreja”.

“Hoje este é, queridos irmãos Bispos italianos, o ponto central do grande desafio da transmissão da fé às jovens gerações”, concluiu.