O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal-arcebispo de Salvador dom Geraldo Majella Agnelo, classificou como "uma tristeza" para todos os brasileiros a onda de corrupção que o país enfrenta.

Pouco antes de celebrar a missa de Corpus Christi no centro histórico da capital baiana, Dom Geraldo comentou que  "não pode haver uma pessoa em sã consciência que durma tranqüilo ao ver o que nós estamos assistindo - a corrupção em toda a parte, está boiando nas águas brasileiras".

Dom Geraldo se disse espantado "como é fácil corromper e ser corrompido e isso é muito sério para nós; como é que podemos pensar no dia de amanhã, ter confiança nas relações das pessoas ...?", questionou. "Os que deveriam dar o exemplo, infelizmente, deixam uma lição muito triste para os nossos contemporâneos", afirmou.

Segundo o presidente da CNBB, o principal motivo da corrupção no Brasil é a impunidade. "Do que está sendo apontado aí, nada foi até agora punido; quem roubou devolveu? Quem roubou deveria devolver até mais, o triplo daquilo que tirou".

Durante a Missa, celebrada no final da tarde de quinta-feira, com a presença de milhares de fiéis que se lotaram as igrejas do centro histórico de Salvador, Dom Geraldo fez questão de saudar os 200 padres e bispos e os representantes de todas as paróquias que assistiram à celebração.

O cardeal concluiu sua reflexão falando sobre a  necessidade de ser mais solidário com o próximo. "Quanta necessidade para esse mundo cheio de má vontade. Um mundo de tanta carência, de tanto sofrimento, pelo esquecimento do irmão. Vamos pedir perdão por todos os nossos pecados. Somente o amor nos levará para perto de Deus", disse.

"Esse é o pão, sangue e corpo de Cristo. Todos os dias pedimos o pão da palavra de Deus. Que Deus ilumine todas as nossas vidas e que também possamos transformar a vida do outro", reforçou dom Geraldo.