Desde criança Noelia Garella sonhou em ser professora e lutou intensamente para que a sua condição não a impedisse. Finalmente, aos 31 anos, tornou-se a primeira professora de pré-escola com síndrome de Down na Argentina e uma das poucas no mundo inteiro.

Noelia Garella se formou em 2007 como professora de pré-escola no Instituto Superior do Professorado Dr. Antonio Sobral, na cidade de Córdoba. Entretanto, devido ao preconceito, não conseguia encontrar trabalho, somente conseguiu cinco anos depois.

Apesar de enfrentar preconceitos e insultos, inclusive o de uma diretora de um jardim de infância que a chamou de “monstro”, Noelia seguiu em frente e em 2012 começou a trabalhar no ‘Jardim Maternal Municipal Capullitos’, também em Córdoba, como responsável pelo programa de estimulação à leitura.

“Estou muito contente com o meu trabalho. As crianças me tratam muito bem, são boas e gostam de mim”, disse Noelia nesse a ‘Télam’, agência de informações oficial da Argentina.

“Sinto-me muito confortável. Adoro o trabalho que realizo. Somente é um pouco longe, mas fico muito contente de poder realizar este trabalho”, comentou “Noe", como é chamada pelos seus alunos.

Ela deu o grande passo em janeiro de 2016, quando o Jardim de Infância Jeromito de Córdoba a contratou para ser educadora do nível médio neste estabelecimento, ou seja, com crianças de dois anos. Deste modo, conseguiu ser a primeira professora com Síndrome de Down na Argentina.

María Alejandra Senestrari, diretora do Jardim Capullitos, que acompanhou Noelia nos primeiros passos da sua profissão, disse ao ‘La Nación’ que “trabalhar com ela é uma experiência de crescimento, porque Noelia é especial não só pela sua síndrome, mas porque é uma grande pessoa”.

“Tem todas as características necessárias em um docente: carinhosa, expressiva, tem uma capacidade amorosa especial. O fato de estar com ela gera um clima de trabalho totalmente amigável”, explicou.

Confira também: