Durante uma multitudinária e emotive procissão do Corpus realizada nesse sábado em Buenos Aires, o Arcebispo Rpimaz de Argentina, Cardeal Jorge Bergoglio, chamou os católicos a viver uma santidade comunitária e missionária.

O Cardeal Bergoglio chamou os argentinos à unidade e ao diálogo que “ajuda a superar os desencontros e a crescer em santidade comunitária e missionária”.

Também convocou aos fiéis da Arquidiocese a participar da Assembléia Diocesana, porque “caminhar em Assembléia é sair ao encontro da gente, cuidar as fragilidades, confiando na promessa de Jesus que dará eficácia à Palavra e aos gestos com os que damos testemunho de seu amor”.

O Cardeal portenho insistiu em que “ficar em Assembléia é deixar que seja Deus quem escreva a história, que seja Deus quem protagoniza a luta, que seja Deus quem faça novas todas as coisas. Ele escreve a história e sabe escrever direito, ainda sobre linhas tortas”.

O Cardeal Bergoglio se reuniu  antes da Missa com uma coluna de jovens que chegaram desde quatro pontos estratégicos da cidade, para acompanhá-los em sua peregrinação até a Praça de Maio.

Ali, recordou a tragédia no local de “República Cromañón”, a discoteca onde morreram 193 jovens em 30 de dezembro passado,  e a descreveu como “uma ferida aberta desta cidade”, e reiterou que “com os meninos e com os jovens não se experimenta”.

Não façam negócio com carne jovem. Não experimentem com os jovens. Se querem fazê-lo, vocês metam-se na proveta”, sugeriu o Cardeal no meio do aplauso dos jovens.

Ao concluir a Missa se realizou a multitudinária procissão com o Santíssimo Sacramento, cuja custódia foi levada nos ombros por um grupo de jovens, seguida pela Arquicofradía do Santíssimo Sacramento, os porta-bandeiras dos colégios católicos, os seminaristas portenhos, os jovens e o resto da paróquia presente.

Depois da multitudinária ronda ao redor da Praça de Maio, entoou-se o Hino Nacional Argentino e o Cardeal Bergoglio repartiu a bênção eucarística e consagrou a Cidade e a Arquidiocese a Nossa Senhora de Luján.