O Papa Francisco encorajou os bispos dos Estados Unidos a considerar de que maneira a Igreja nesse país pode responder melhor “à crescente presença, aos dons e ao potencial da comunidade hispânica”.

Em uma videomensagem enviada no dia 15 de novembro aos bispos norte-americanos que estão reunidos em assembleia plenária em Baltimore, o Santo Padre pediu aos prelados que “considerem de que maneira suas Igrejas locais podem responder melhor à crescente presença, aos dons e ao potencial da comunidade hispânica”.

Francisco recordou sua visita aos Estados Unidos em 2015 e comentou ter ficado “impressionado pela vitalidade e a diversidade da comunidade católica”. Em seguida, lembrou que o país “acolheu e integrou novos fluxos de imigrantes. Com uma rica variedade de suas línguas e tradições culturais, deu forma ao rosto em contínua transformação da Igreja estadunidense”.

O Pontífice se referiu ao Quinto Encontro Nacional de Pastoral Hispânica, que terá início em janeiro do próximo ano e ressaltou que este evento “procura reconhecer e valorizar os dons específicos que os católicos hispânicos ofereceram e continuam oferecendo à Igreja em seu país” e faz “parte de um maior processo de renovação e de impulso missionário, ao qual são chamadas todas as suas Igrejas locais”.

“Nosso grande desafio – continuou – é criar uma cultura do encontro, que encoraje cada pessoa e cada grupo a compartilhar a riqueza de suas tradições e experiências, a abater os muros e a construir pontes”.

A Igreja nos Estados Unidos, sublinhou o Papa, “é chamada a ‘sair’ da sua comodidade e se tornar fermento de comunhão. Comunhão entre nós, com nossos irmãos cristãos e com todos aqueles que buscam um futuro de esperança”.

“Devemos nos tornar sempre mais plenamente uma comunidade de discípulos missionários, repletos de amor pelo Senhor Jesus e de entusiasmo pela difusão do Evangelho. A comunidade cristã deve ser um sinal e um anúncio profético do plano de Deus para toda a família humana”.

Francisco ressaltou que “somos chamados a ser mensageiros de boas notícias na sociedade, sujeita a desconcertantes mudanças sociais, culturais e espirituais, além de uma crescente polarização”.

Ao concluir, o Papa assegurou que “conscientes da contribuição que a comunidade hispânica oferece à vida da nação, rezo para que o Encontro (Nacional de Pastoral Hispânica) contribua para a renovação da sociedade e do apostolado da Igreja nos Estados Unidos”.

Confira também: