A fim de “reavivar a permanente atualidade da mensagem de Fátima para a revitalização da fé e do compromisso evangelizador”, os bispos portugueses aprovaram uma Carta Pastoral sobre o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Segundo comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), após a conclusão de sua 190ª Assembleia Plenária que aconteceu de 7 a 10 de novembro, esta carta “salienta a mensagem de Fátima como dom e bênção fecunda para a Igreja e para o mundo, convite à conversão e anúncio profético da misericórdia e da paz”.

O presidente da CEP e Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, explicou em coletiva de imprensa que a carta “está pronta” e faltam apenas “alguns apuramentos redacionais”. Por isso, afirma o comunicado da Conferência, “será oportunamente divulgada”.

De acordo com Dom Clemente, este documento visa “lembrar o que se passou, porque as pessoas falam de Fátima, mas em concreto se perguntarmos o que foram os acontecimentos de 1916 e 1917, a maior parte não sabe”. Nesse sentido, o texto faz uma breve alusão aos acontecimentos e, depois, aborda a mensagem.

A carta trata sobre “o que os pastorinhos nos contaram que Nossa Senhora disse a eles e a todos nós. Naquele sentido de voltar ao Evangelho”.

“Eles estavam vivendo a Primeira Guerra Mundial, portanto as coisas não têm necessariamente que acabar mal. Se nós retomarmos a vida no sentido evangélico dela tudo pode ser diferente. É sempre possível recomeçar, onde Jesus Cristo recomeçou”, acrescentou.

Confira também: