Durante a celebração da Missa de clausura do Congresso Eucarístico em Bari (Itália), o Papa Bento XVI recordou o testemunho sobrecolhedor de 49 mártires da Eucaristia do ano 304.

“O tema escolhido, ‘Sem domingo não podemos viver’, leva-nos ao ano 304- afirmou- quando o imperador Diocleciano proibiu aos cristãos, sob pena de morte, possuir as Escrituras, reunir-se no domingo para celebrar a Eucaristia assim como construir edifícios para suas assembléias”. Após fazer uma breve introdução histórica à situação daquela época, o Papa recordou a resposta, diante do interrogatório do Procônsul a 49 fiéis que tinham sido surpreendidos celebrando a Eucaristia, de Emérito: “Sine dominicano non possumus”: sem nos reunir em assembléia os domingos para celebrar a Eucaristia não podemos viver. Faltariam-nos as forças para confrontar as dificuldades cotidianas e não sucumbir”.

O Santo Padre concluiu o relato recordando como “depois de atrozes torturas, os 49 mártires do Abitene foram assassinados. Confirmaram assim, com a efusão do sangue, sua fé. Morreram, mas venceram”.