O Ministério de Defesa e a Fundação Síndrome de Down apresentaram em Madri (Espanha) o calendário solidário 2017 junto com crianças com síndrome de Down, com o objetivo de promover a sensibilização social em relação às pessoas com trissomia 21 ou outros tipos de deficiências intelectuais.

O calendário solidário mostra doze fotografias nas quais aparecem várias crianças e jovens da Fundação Síndrome de Down Madri acompanhados por membros de diferentes unidades das Forças Armadas, como a Unidade Militar de Emergências, a Brigada de Paraquedistas, a Brigada Acorazada Guadarrama XII, o Museu Naval, o exército aéreo, a base aérea de Torrejón de Ardoz ou a unidade de Música de Imemorial del Rey, entre outros.

O dinheiro arrecadado com a venda do calendário será destinado integralmente à formação das pessoas com deficiência intelectual.

Além disso, difundiram um vídeo mostrando como foi feita a sessão de fotos para o calendário. Embora, esteja disponível somente a partir de janeiro de 2017, na sede do Ministério da Defesa de Madri o calendário está sendo distribuído entre os dias 7 e 10 de novembro.

Solidariedade no mundo militar

O calendário foi apresentado em um ato celebrado no paraninfo do Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional (Ceseden), presidido pelo chefe de Estado Maior da Defesa (Jemad), Almirante General Fernando García Sánchez, acompanhado pela presidente do patronato da Fundação Síndrome de Down de Madri, Inés Álvarez.

Em sua intervenção, o Almirante General Fernando García Sánchez assegurou, segundo informações de Gaceta, que este projeto é uma “magnífica ocasião” para demonstrar a solidariedade dos militares.

O Jemad acrescentou que as Forças Armadas e a Fundação Síndrome de Down de Madri compartilham “um cofre onde guardamos os valores”.

Por sua parte, Inés Álvarez, presidente do Patronato da Fundação, organismo sem fins lucrativos, sublinhou que militares e pessoas com síndrome de Down “sempre têm uma atitude positiva ante situações de risco”. Em seguida, agradeceu às Forças Armadas pela sua “aproximação com naturalidade” a este mundo, o qual demonstra o “espírito de serviço” que caracteriza os militares.

Publicado originalmente em Actuall.

Confira também: