O Papa Francisco condenou o tráfic ode pessoas, algo que está crescendo na Europa, devido à má gestão do fenômeno dos migrantes e refugiados, o qual considerou um “verdadeiro crime contra a humanidade”.

“Uma das mais dolorosas feridas abertas do nosso tempo é o tráfico de seres humanos, uma forma moderna de escravidão que viola a dignidade, dom de Deus, de tantos irmãos e irmãs e constitui um verdadeiro crime contra a humanidade”, afirmou o Pontífice ante à associação Religious in Europe Networking against Trafficking and Exploitation (RENATE).

O Santo Padre recebeu em audiência no Palácio Apostólico alguns membros desta organização que realiza atividades de sensibilização contra o tráfico de pessoas no Velho Continente.

Francisco destacou que “enquanto muito foi feito para conhecer a gravidade e a extensão do fenômeno, ainda permanece muito por fazer para aumentar o nível de conscientização da opinião pública e para estabelecer uma melhor coordenação de esforços por parte das autoridades”.

“Como se sabe, um dos desafios deste trabalho de sensibilização, educação, de coordenação é a indiferença e até mesmo cumplicidade, uma tendência a ‘virar as costas’, enquanto potentes interesses econômicos e redes criminosas fazem o seu jogo”.

“Por esta razão – afirmou o Papa –, agradeço seus esforços por sensibilizar a opinião pública no âmbito deste flagelo, recordando que as principais vítimas são mulheres e criança”.

“De maneira especial, agradeço pelo seu testemunho fiel do Evangelho e da misericórdia, como demonstra seu compromisso com a recuperação e reintegração das vítimas”.

O Santo Padre destacou o trabalho desta associação: “Sua atividade nesta área nos lembra ‘os enormes esforços e muitas vezes silenciosos realizados durante muitos anos pelas congregações religiosas, especialmente das congregações de mulheres’, para cuidar dos feridos e ajudá-los a recuperar a dignidade”.

“Penso, de forma especial, na importante contribuição das mulheres no acompanhamento a outras mulheres e crianças, em um profundo e pessoal itinerário de cura e de reintegração”.

Ontem começou em Roma a II Assembleia da Rede Religiosa Europeia (RENATE), impulsionada por um grupo de religiosas de diferentes congregações que trabalham para pôr fim ao tráfico de pessoas no Velho Continente.

A Assembleia terminará no sábado, 12 de Novembro.

Confira também: