Em sua mensagem depois do Ângelus deste domingo, o Papa Francisco pediu às autoridades civis “a possibilidade de realizar um ato de clemência, neste Ano Santo da Misericórdia, para com os presos que se considerassem idôneos a beneficiar deste procedimento”.

O Santo Padre fez este pedido durante o Jubileu dos Encarcerados.

“Quero fazer um apelo em favor do melhoramento das condições de vida nas prisões, para que a dignidade dos detentos seja plenamente respeitada”, indicou.

Além disso, expressou, “desejo reiterar a importância de refletir sobre a necessidade de uma justiça penal que não seja exclusivamente punitiva, mas aberta à esperança e à prospectiva de reinserção do réu na sociedade”, disse o Santo Padre.

Em seguida, o Papa fez referência ao Acordo Climático de Paris, que entrou em vigor no último dia 4. “Este importante passo à frente demonstra que a humanidade tem a capacidade de colaborar para a preservação da criação, para colocar a economia a serviço das pessoas e para construir a paz e a justiça”, sublinhou.

Ele também recordou que nesta segunda-feira começa “em Marrakesh (Marrocos), uma nova sessão da Conferência do Clima, com o objetivo, entre outros, de aplicar o presente acordo”.

Ao concluir, o Papa expressou sua confiança de que “a consciência da nossa responsabilidade de cuidar da casa comum oriente este processo”.

Confira também: