O Papa Bento XVI convidou aos fiéis presentes na Missa de clausura do XXIV Congresso Eucarístico Nacional na cidade do Bari a viver de coração o perdão como único caminho para a plena comunhão com Deus e os homens.

Referindo-se à dimensão comunitária da Eucaristia o Santo Padre destacou que “o Cristo que encontramos no Sacramento é o mesmo aqui no Bari como em Roma. É o único e mesmo Cristo que está presente no Pão eucarístico de cada lugar da terra. Isto significa que nós podemos encontrá-lo somente junto com todos os outros. Podemos recebê-lo só na unidade”.

“A conseqüência é clara- continuou- não podemos entrar em comunhão com o Senhor, se não o fizermos entre nós. Se queremos nos apresentar a Ele, devemos também nos mover para ir os uns ao encontro dos outros. Por isso é necessário aprender a grande lição do perdão: não deixar trabalhar na alma ao ressentimento, mas sim abrir o coração à magnanimidade da escuta do outro, da compreensão em seu confronto, da eventual aceitação de suas desculpas, do generoso oferecimento das próprias”.

Relacionando a Eucaristia com a unidade dos cristãos, o Santo Padre recordou que “infelizmente os cristãos estão divididos, justamente no sacramento da unidade. Quanto mais devemos, sustentados pela Eucaristia, nos sentir estimulados a tender com todas as forças a aquela plena unidade que Cristo há ardentemente auspiciado no Cenáculo”.

E atrás destas palavras reafirmou sua vontade de “assumir como compromisso fundamental aquilo de trabalhar com todas as energias pela reconstituição da plena e visível unidade de todos os seguidores de Cristo”.

“Se precisam gestos concretos que entrem nas almas e movam as consciências, solicitando a cada um àquela conversão interior que é a base de todo progresso na via do ecumenismo”, adicionou.