A plataforma MasLibres.org publicou um vídeo com declarações da filha da Asia Bibi, Eisham Ashiq, no qual explica que sua mãe não está bem de saúde e que espera “sair da prisão para poder viver na Espanha”.

Depois que o julgamento definitivo para a libertação de Asia Bibi foi adiado e ainda não tem uma data definida, sua filha, que esteve com ela há dois meses, assegura que a Asia está “triste e não está bem de saúde”.

Conforme explicou a jovem, sua mãe pediu que rezassem para que ela possa sair logo da prisão. Assegurou ainda que quando estiver livre, primeiramente “agradecerá a Deus por tê-la devolvido”. “A minha mãe tem uma fé completa em Deus, a qual a ajudará a sair da prisão brevemente”, afirmou Ashiq.

A jovem passou alguns dias na Espanha, em março de 2015, para participar do Congresso #WeAreN sobre cristãos perseguidos e liberdade religiosa, organizado pela plataforma HazteOír. “Quando vi a minha mãe, contei-lhe tudo sobre minha visita à Espanha e que tinha sido maravilhoso”, explicou a jovem, por isso afirmou que “ao sair da prisão, a minha mãe quer viver na Espanha”.

Segundo o porta-voz da MasLibres.org, Miguel Vidal, enviarão mensagens de apoio à Asia Bibi “para que saiba que confiamos na sua rápida libertação e que a esperamos na Espanha com os braços abertos”. 

No último dia 13 de outubro estava previsto o julgamento definitivo para a libertação de Asia Bibi, entretanto, não foi realizado e foi adiado, sem uma data exata, devido a um problema de “suspeição” de um dos juízes.

A suspeição é a abstenção voluntária de um juiz de intervir em um determinado julgamento, especialmente se o juiz considerar que existe um motivo que pode dificultar que seja imparcial.

Nesta ocasião, o juiz alegou que havia participado da causa contra Mumtaz Qadri, assassino de Salman Tasser, governador de Punjab, assassinado em janeiro de 2011 por demonstrar o seu apoio a Asia Bibi.

Atualmente Asia Bibi está presa há mais de seis anos. Em 2009, ela foi acusada de violar a lei de blasfêmia do Paquistão, por ter tomado a água de um poço reservada para muçulmanos e supostamente ter queimado um Corão.

Bibi foi pressionada a se converter ao islã, mas sempre o rechaçou. Há um ano suspenderam a sua condenação à morte. A sua libertação, porém, está à espera do julgamento, mas ainda não há uma data.

Confira também: