O vídeo das religiosas resgatadas pelos bombeiros entre os escombros de Núrsia deu a volta ao mundo e se tornou símbolo do desastre. As religiosas do convento de Santo Antônio de Núrsia estavam rezando quando o terremoto destruiu a terra natal de São Bento.

O vídeo mostra o momento no qual duas religiosas saem atordoadas entre os escombros, uma abraçando a outra, enquanto a terceira, já idosa, foi levada pelos integrantes da equipe de resgate.

O forte terremoto foi registrado às 7h41 com epicentro nas regiões de Úmbria e Marcas, na Itália central, a 10km de profundidade. Foi sentido em quase todo o país, inclusive em Roma, onde atingiu a Basílica pontifícia de São Paulo Extramuros. Na região anteriormente afetada pelo terremoto do último dia 24 de agosto, quando morreram aproximadamente 300 pessoas, foram registrados vários desabamentos de casas e igrejas.

Em Núrsia, localidade mais afetada pelo tremor que ocorreu ontem, a magnífica Basílica de São Bento (onde se encontrava a casa do santo) e a Catedral da Santa Maria Argentea ficaram totalmente destruídas.

Os monges da basílica informaram por meio de uma mensagem no Twitter que o templo havia sido totalmente destruído. Ao mesmo tempo, publicaram um comunicado no qual notificavam que estavam bem, “mas nossos corações estão muito afetados e estamos tentando averiguar se alguém precisa receber a extrema unção”.

Poucas horas depois do terremoto, os monges de Núrsia, junto com religiosas e vizinhos, se reuniram na praça localizada em frente à Basílica de São Bento para rezar comunitariamente.

Não foram registradas vítimas mortais, embora a Defesa Civil tenha comunicado que há vários feridos devido aos diversos desmoronamentos de casas que foram gravemente danificadas pelos terremotos que ocorreram há algumas semanas.

Confira também: