Ao celebrar ontem a Missa da Solenidade do Corpus Christi na catedral, o Arcebispo de Toledo e Vice-presidente do episcopado espanhol, Dom Antônio Cañizares Llovera, destacou o valor da família na Espanha e o mundo, salientando que é um “fator indispensável para que exista um mundo em paz, reconciliação, de mão estendida”.

O Primado destacou durante sua homilia a necessidade da autêntica família para a paz em “um mundo tão dividido” e uma “Espanha tão crispada”.

Ao criticar o “matrimônio” homossexual, Dom Cañizares negou que possa haver outra realidade alternativa possível à verdade do matrimônio entre um homem e uma mulher e assegurou que “o resto” só será “fruto de relações empíricas e efêmeras que não constróem a paz sobre a base firme”.

“Quanto necessitamos neste mundo tão dividido, neste mundo tão enfrentado e também nesta a Espanha nossa tão crispada, que a família volte a ser escola do amor, da reconciliação e da unidade!”, insistiu o Arcebispo durante a celebração dedicada este ano à família, as crianças e os doentes.

Televisão lixo

Ao referir-se à presença da televisão na vida das crianças, Dom Cañizares pediu aos pais e mães que “não impeçam” que os meninos se aproximem de Deus, quando convivem “com tanto programa lixo que há na televisão, com esta cultura dominante do simples desfrute e esse permissivismo que não conduz senão a um beco sem saída e a caminhos de vazio e morte, quando lhes transmite uma sociedade tão laicizada, tão secularizada que lhes impede de aproximar-se de Deus”.

Além da procissão de ontem, em Toledo transitará a procissão completa no próximo domingo, coincidindo com a celebração da Solenidade em toda a Espanha.