A Santa Sé e o Vietnã deram um novo impulso a suas relações bilaterais e à normalização do trabalho da Igreja no país asiático durante a sexta reunião do Grupo de Trabalho Conjunto, entre os dias 24 e 26 de outubro, em Roma. A liberdade religiosa foi o tema principal do diálogo.

Dom Antoine Camilleri, Subsecretário para as Relações com os Estados, encabeçou a delegação da Santa Sé, enquanto Bui Thanh Son, Vice-ministro permanente das Relações Exteriores, foi o principal representante do Vietnã.

O diálogo foi realizado durante os acordos estabelecidos na quinta reunião do Grupo de Trabalho, realizada em Hanói em setembro de 2014.

Segundo um comunicado difundido pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a delegação vaticana, “ao reafirmar a liberdade da Igreja de levar em frente a sua missão pelo bem de toda sociedade, manifestou o seu apreço ao Governo vietnamita pela atenção dada às necessidades da Igreja Católica. Como exemplo disso, o recente apoio com a inauguração do Instituto Católico do Vietnã, e a assistência na organização de cerimônias e eventos eclesiais importantes”.

A parte vietnamita – continuou o comunicado – reiterou tanto a constante e concreta melhoria no plano legislativo e político no que tange à promoção e à proteção da liberdade de crença e de religião dos cidadãos, como o encorajamento e a contínua facilitação do ativo empenho da Igreja Católica na causa nacional do desenvolvimento socioeconômico”.

Durante a reunião, na qual “houve um ambiente de cordialidade, franqueza e respeito mútuo”, as duas partes tiveram “uma ampla e profunda troca de opiniões sobre as relações entre o Vietnã e a Santa Sé, inclusive nas questões relacionadas à Igreja Católica no Vietnã”.

Neste sentido, ambas as delegações “acordaram que a Igreja Católica no Vietnã continuará se inspirando no magistério da Igreja a respeito da prática de ‘viver o Evangelho dentro da nação’ e de ser, ao mesmo tempo, bons católicos e bons cidadãos”.

“A Santa Sé reafirmou que o Papa Francisco mantém um vivo interesse pelo desenvolvimento das relações entre Vietnã e Santa Sé. E expressou seu desejo de que a comunidade católica possa continuar a oferecer a sua contribuição com o desenvolvimento nacional e a promoção do bem comum”.

O comunicado destaca “o progresso das relações entre o Vietnã e a Santa Sé, incluídos os contatos e as consultas regulares, o intercâmbio de delegações de alto nível e as frequentes visitas pastorais do representante pontifício e enviado especial não residente, o Arcebispo Leopoldo Girelli, ao Vietnã”.

Por último, a Santa Sé e o Vietnã “concordaram em manter um diálogo construtivo, com espírito de boa vontade, com o objetivo de fazer crescer a compreensão mútua e de promover as relações entre amdos. Concordaram também em convocar o sétimo Encontro do Grupo de Trabalho conjunto entre o Vietnã e a Santa Sé em Hanói. A data do encontro ainda será definida”.

Conforme explica o comunicado de imprensa, antes de abandonar o Vaticano, a delegação vietnamita fez uma visita de cortesia ao Secretário de Estado de Sua Santidade, Cardeal Pietro Parolin, e ao Secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher. A delegação também visitou algumas instituições religiosas da Santa Sé.

Confira também: