O Papa Francisco teve um breve encontro com o Grupo “Santa Marta”, criado por ele mesmo após a conferência internacional sobre o tráfico de pessoas realizado no Vaticano em abril de 2014 e que está liderado pelo Cardeal Vincent Gerard Nichols, Arcebispo de Westminster.

Francisco agradeceu o trabalho que realizam, porque “é um dos maiores desafios dos tempos atuais”.

O grupo “tem dado uma grande contribuição para combater a chaga social do tráfico de pessoas, ligada a novas formas de escravidão, cujas vítimas são homens e mulheres, normalmente menores, são explorados e se aproveitam da sua situação de pobreza e marginalização”.

O Santo Padre falou acerca da necessidade de um “compromisso efetivo e constante tanto para eliminar as causas do fenômeno, como para encontrar, dar assistência e acompanhar as vítimas do tráfico”.

“O número destas vítimas – segundo as organizações internacionais – cresce a cada ano”, recordou Francisco e acrescentou: “São os mais indefesos, aos quais é roubada a dignidade, a integridade física e psicológica, até mesmo a vida”.

Ao concluir, o Santo Padre assegurou: “O Senhor saberá recompensar quanto foi feito a estes pequenos da sociedade atual”.

Confira também: