O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Mons. José Roberto Silva Carvalho como novo Bispo da Diocese vacante de Caetité (BA). Até então, ele era pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções (BA), Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA).

Nascido em Fortaleza (CE), no dia 31 de março de 1960, Mons. Carvalho foi ordenado sacerdote em 9 de julho de 1995. Ele estudou Filosofia no Instituto “Nossa Senhora das Vitórias”, em Vitória da Conquista, e Teologia no Instituto “Sagrado Coração de Jesus”, em Taubaté (SP).  Frequentou um curso para formadores de seminários, em Roma.

Na Diocese de Vitória da Conquista, desempenhou os seguintes cargos: Reitor do Seminário de Filosofia “Nossa Senhora das Vitórias” (1995-2010); Administrador paroquial em várias paróquias; Pároco da paróquia “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, em Iguaí (BA); Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica (desde 1995); Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores (desde 2011).

Em 15 de setembro de 2011, foi incluído entre os capelães de Sua Santidade.

Monsenhor Carvalho será o nono bispo de Caetité, que foi criada a 20 de outubro de 1913 pelo Papa São Pio X, desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.