A Congregação para a Causa dos Santos nomeou Dom José Luis Gutiérrez como relator do processo de beatificação do arquiteto  catalão Antoni Gaudí, que concebeu, desenhou e impulsionou a construção do famoso templo da “Sagrada Família” de Barcelona.

A Associação Pró Beatificação de Antoni Gaudí informou que Dom Gutiérrez foi relator dos processos de Teresa de Calcutá e de Pere Tarrés. Do mesmo modo, é também relator do processo do Bispo Torras i Bages, amigo de Gaudí.

A Congregação vaticana decretou a validade sem nenhuma emenda do processo feito em Barcelona, entre abril de 2000 e maio de 2003.

O seguinte passo é fazer a  ‘positio’, exposição da vida e virtudes de Gaudí que terá que ser aprovada por uma comissão de teólogos e cardeais. Esta etapa pode durar cerca de três anos. De forma paralela, terá que demonstrarse um milagre por intercessão do “Arquiteto de Deus”.

O processo para a beatificação do arquiteto catalão começou em junho de 1992 com a fundação da Associação Pró Beatificação de Antoni Gaudí. Dois anos mais tarde, a associação pediu oficialmente ao Arcebispado de Barcelona a beatificação. Em julho de  2003, o dicastério vaticano abriu o processo.