O cônego da Basílica de Guadalupe, Padre Pedro Agustín Rivera, assinalou que abrir no país um debate sobre a eutanásia não tem sentido quando o princípio de respeito à vida está claro, sobre tudo para os médicos; além disso que geraria desunião e confusão na população.

Em declarações à imprensa, o sacerdote recordou que o juramento hipocrático insiste aos médicos a proteger a vida e que a posição da Igreja é firme no que se refere a sua defesa da concepção até a morte natural. Acrescentou que propiciar foros de discussão como pretende o Secretário de Saúde, Julho Frenk, distrairia aos congressistas de seu trabalho legislativo, que é solucionar os problemas do país.

Na segunda-feira 23, logo depois da apresentação do projeto de lei do PRD para legalizar a eutanásia, Frenk pediu à Comissão Nacional de Bioética organizar foros sobre este tema a nível nacional.

O Pe. Rivera afirmou que a proposta do Secretário de Saúde não prosperará porque o povo mexicano respeita a vida e só uns poucos estão interessados em legalizar este tipo de assassinato.