Padre Robert Daudier, responsável pela missão dos Padres Camilianos no Haiti, fez um chamado para coleta de alimentos, medicamentos e recursos econômicos a fim de atender as necessidades básicas dos atingidos na cidade de Jeremie, Haiti, um dos lugares mais afetados pelo furacão Matthew que deixou 900 mortos.

“Além de ter devastado a cidade e causado centenas de mortos, a passagem do Matthew provocou a morte de quase todo o gado, desarraigou árvores, inundou campos e devastou as colheitas”, explicou o Pe. Robert à agência vaticana Fides.

“A população, que é rural e camponesa, não tem mais nenhum meio de subsistência. A cólera já começou a fazer vítimas”, continuou.

O sacerdote lamentou o falecimento de muitas crianças durante o desastre natural e “muitas outras morrerão de cólera por falta de água potável; a vida delas nos pertence, são nossos filhos, são os filhos infelizes de uma humanidade que está sempre mais dividida e busca, no entanto, um resgate moral”.

“O bem que fazemos a elas o fazemos antes de mais nada a nós mesmos, porque toda vez que salvamos uma só vida humana damos sentido e salvamos a nossa própria vida”, assegurou o sacerdote.

Por sua parte, Pe. Antonio Menengon, responsável de ‘Madián Orizzonti Onlus’, uma associação que trabalha na Itália e nas missões dos padres camilianos no exterior, corroborou que “Jeremie foi praticamente destruída e totalmente alagada. A população está no extremo, sem água potável, comida e remédios”.

“A nossa missão, sobretudo no velho seminário, foi em parte destruída, os depósitos alagados. O centro hospitalar São Camilo especializado na cura de lesões cutâneas graves e queimaduras, em fase de construção, foi danificado, sobretudo o teto”, concluiu o sacerdote.

Confira também: