O Bispo de El Alto e Secretário Geral da Conferência Episcopal Boliviana, Dom Jesus Juárez, exortou às autoridades, políticos e representantes dos setores sociais a procurar “respostas reais e definitivas” para evitar que a violência se apodere do país.

O Prelado assinalou que os bispos “não podem ficar calados diante da situação que se abate no país”, sobre tudo ante um fenômeno crescente que pode gerar maior violência e intolerância.

“Estamos vivendo momentos de incerteza e de maior enfrentamento”, alertou Dom Juárez, por isso exigiu aos responsáveis deixar de lado aquelas posturas “que conduzam a radicalizar a situação ou mostrar absoluta indiferença”.

O Bispo de El Alto recordou que antes que os interesses setoriais ou regionais estão os valores e direitos das pessoas, o respeito à Constituição Política e ao sistema democrático. Do mesmo modo, pediu pensar “no sangue já derramado de nossa querida Bolívia”.

É momento, indicou, de achar “respostas reais e definitivas às ânsias” que tem o povo de uma “maior participação, justiça social e convivência fraterna”. Por isso, aconselhou atuar com “serenidade, sabedoria e celeridade”, porque o destino do país depende das ações que se tomem hoje.

Do mesmo modo, pediu à população de El Alto, cujos representantes ameaçaram ao Governo radicalizando suas medidas, procurar o diálogo e deixar de lado a violência. Acrescentou que conseguir uma convivência fraterna e pacífica depende de todos, e que “a Igreja jamais vai estar ausente” daquelas iniciativas que promovam “o bem-estar, a justiça social e o progresso desta querida nação”.

Finalmente, Dom Juárez pediu “que a festa do corpo e do sangue de Cristo que se aproxima, expresse a unidade, a solidariedade e a entrega para que todos tenhamos vida”.