Mallam Garba Shehu, porta-voz oficial do presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, confirmou ontem que 21 meninas de Chibok das mais de 200 sequestradas pelo grupo terrorista muçulmano Boko Haram – aliado do Estado Islâmico (ISIS) – foram libertadas e estão sob custódia das autoridades.

“Foi confirmado que 21 meninas de Chibok que estavam desaparecidas foram libertadas e estão sob custódia do Departamento de Serviços do Estado”, publicou em sua conta de Twitter.

O porta-voz do governo explicou que a libertação das menores “é consequência das negociações entre a administração e Boko Haram, ajudadas pela Cruz Vermelha Internacional e pelo governo suíço”.

“As negociações continuarão”, assegurou.

Em 14 de abril de 2014, o grupo terrorista sequestrou 276 meninas do colégio no povoado de Chibok, de maioria cristã, localizado ao nordeste da Nigéria. Nessa ocasião, aproximadamente 57 meninas conseguiram escapar.

Em sua conta de Twitter, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha na África assinalou no dia 13 de outubro: “hoje transferimos 21 meninas de Chibok e as entregamos às autoridades do governo da Nigéria, atuando como um intermediário neutro”.

“Não podemos prover nenhum comentário adicional nesta etapa, em benefício das meninas em questão”, precisou o organismo internacional.

Mallam Garba Shehu assinalou ainda que o presidente da Nigéria “acolhe com satisfação a libertação das meninas, mas pediu aos nigerianos que sejam conscientes deste acontecimento, pois mais de 30.000 cidadãos no país foram assassinados pelo terrorismo”.

Confira também: