Por ocasião do Ano Mariano que teve início no Brasil no último dia 12 de outubro e segue até 11 de outubro de 2017, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, publicou a carta pastoral “Fazei tudo o que Ele vis disser”.

O Ano Mariano foi instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717.

Em carta enviada aos bispos de todo o Brasil, a presidência da CNBB considera a celebração dos 300 anos “uma grande ação de graças” e recorda que todas as dioceses do país se preparam, desde 2014, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora, que percorre cidades e periferias.

Em sua carta pastoral, o Cardeal Tempesta assinala que “é com indizível alegria que viemos anunciar a todos o Ano Mariano, proclamado pela CNBB e jubilosamente recebido por nossa Sé Arquidiocesana”.

O Arcebispo considera que este ano “será uma grande oportunidade para nos voltarmos para a Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe” e expressa o desejo de “seja para todos nós tempo propício de conversão, que a Virgem seja o espelho que devemos imitar”.

Segundo o Purpurado, “nesse Ano Mariano, a Igreja do Brasil nos convida a vivenciarmos aquele que é o mandamento da Virgem Maria: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’ (Jo 2,5)”, lembrando que “a Virgem é o exemplo da perfeita obediência”.

“Nesse Ano e ao longo de toda a nossa vida, façamos tudo o que o Senhor disser e o façamos com o indispensável socorro de Maria, Auxílio dos Cristãos. Que aprendamos com Ela, que é modelo de obediência e meditação, a guardar as insondáveis graças e dádivas divinas em nosso coração”, completa.

Leia a íntegra da carta pastoral de Dom Orani Tempesta no site da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Confira também: