Os participantes da 2ª Peregrinação Nacional de Escoteiros ao Santuário de Fátima, em Portugal, foram surpreendidos por uma mensagem do Papa Francisco, que os incentivou a seguir no caminho da santidade.

“Sua Santidade o Papa Francisco saúda com paternal afeto o Corpo Nacional de Escutas, reunidos na celebração do encerramento 2ª Peregrinação Nacional de Escuteiros e invoca a assistência do Espírito Santo e da Virgem Mãe, para que com fé e audácia percorram sempre o caminho da santificação, seguindo o evangelho e deem testemunho de generosidade, paz e bem”, expressou o Pontífice no texto.

O Santo Padre concede ainda a bênção apostólica “aos organizadores, aos membros do Corpo Nacional de Escutas e a quantos nesta data aderiram a esta iniciativa”.

A mensagem foi lida pelo Pe. Luís Marinho, assistente do Corpo Nacional de Escutas (CNE), no final da Missa de domingo, 9, no Recinto de Oração presidida por Dom Joaquim Mendes, Bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal do Laicato e Família.

Mais de 50 mil pessoas participaram da Peregrinação de Escoteiros, que teve início no sábado, 8, e contou também com grupos da Espanha, da França e da Suíça.

Durante a Missa no domingo, Dom Mendes ressaltou que “somos um povo a caminho, com um itinerário bem definido, o itinerário traçado por Jesus”.

“O caminho proposto pelo escutismo só pode ser realizado comunitariamente”, assinalou o Prelado, segundo o site do Santuário de Fátima. De acordo com ele, o escoteiro “encontra a sua mais perfeita realização na Igreja, não de forma abstrata, mas na comunhão com as paróquias e comunidades religiosas”.

Dom Mendes assegurou que “quando confiamos em Jesus e obedecemos ao Evangelho, aí começa o nosso caminho de conversão e de cura”. Em seguida, exortou os presentes a pedir a Jesus “que os nossos caminhos sejam como os dele: de ‘encontros’ de misericórdia e integração”.

“Peçamos-lhe que nos conceda a capacidade de escutar aqueles que vêm ao nosso encontro, ou se cruzam conosco, de não os evitarmos, mas de estabelecermos com eles uma relação que seja verdadeiro encontro, que gere fraternidade”, acrescentou.

As atividades da Peregrinação Nacional começaram no sábado, 8, com uma caminhada até o santuário, em um percurso de 4 a 8 quilômetros, com pontos de oração, reflexão, cânticos e aprendizagem histórica, culminando na Capelinha das Aparições.

O tema central desta peregrinação era o centenário das aparições e o Ano da Misericórdia, os quais foram abordados na tarde de sábado, quando passaram pela Porta Santa, na Basílica da Santíssima Trindade. O dia terminou com a recitação do terço e procissão das velas.

Confira também: