O Papa Francisco recordou novamente a população do Haiti, que sofreu as consequências do furacão Matthew há alguns dias, causando 900 mortes, muitos feridos e danos materiais.

 

“Com dor, recebi as notícias sobre as graves consequências causadas pelo furacão que nos dias passados atingiu o Caribe, em particular o Haiti, deixando numerosas vítimas e deslocados, além dos danos materiais”.

“Asseguro a minha proximidade às populações e exprimo confiança na solidariedade da Comunidade Internacional, das instituições católicas e das pessoas de boa vontade. Convido-vos a se unirem à minha oração por esses irmãos e irmãs, tão duramente provados”.

O furacão denominado Matthew deixou 900 mortos no Haiti e as autoridades acreditam que a cifra seguirá aumentando.

A maioria das vítimas mortais foram registradas em Les Cayes, Dame Marie e Jeremie, na região do Sul. O acesso à região de Grand Anse (sudoeste) também foi gravemente atingido, o transporte aéreo está limitado.

Segundo dados oficiais, somente nas regiões Sul e Grand Anse foram registradas 29.000 casas fortemente afetadas e cerca de 30.000 pessoas estão em albergues improvisados. No sudoeste do país ocorreram grandes inundações.

Além disso, as Nações Unidas calculam que mais de 350.000 pessoas precisaram de ajuda no Haiti, que, após passagem do furacão Matthew, volta a ficar vulnerável a doenças como a cólera, que já causou mais de 9.000 mortes desde que ocorreu o terremoto de 2010.

Confira também: