O Papa Francisco se uniu através da oração às famílias de mais de 400 vítimas mortais que o Furacão Matthew deixou no Haiti, e encomendou “os defuntos à misericórdia de Deus, a fim de que os acolha na sua luz”.

 

Os pêsames do Papa foram transmitidos pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, em uma mensagem enviada ao Presidente da Conferência Episcopal do Haiti, Cardeal Chibly Langlois.

“O Papa se une, através da oração, ao sofrimento de todas as pessoas que perderam entes queridos, envia seu mais sentido pêsame e assegura sua companhia nesta ocasião dolorosa”, assinalou o texto.

Além disso, “encomenda os defuntos à misericórdia de Deus, a fim de que os acolha na sua luz. O Santo Padre assegura sua proximidade espiritual aos feridos e a todos aqueles que perderam suas casas e seus bens nesta catástrofe, incentivando à solidariedade para com todas as pessoas atingidas, no contexto desta nova provação que sofre o país”.

Finalmente, o Papa “confia todos os haitianos à proteção materna da Virgem do Perpétuo Socorro e lhes envia, como sinal de consolo e esperança, uma bênção apostólica especial”.

Depois da destruição causada por Matthew no Haiti – que compartilha a ilha caribenha com a República Dominicana –, os organismos de emergência tentam chegar às regiões afetadas, especialmente a Dame Marie, Les Cayes e Jeremie, no sul do país, onde há milhares de atingidos.

As autoridades temem que o número de mortos aumente nos próximos dias. Como se recorda, o Haiti foi atingido por um forte terremoto em 2010 e ainda não se recuperou desse desastre natural.

No domingo, 9, os cidadãos haitianos teriam que votar nas eleições gerais. Entretanto, o pleito teve que ser adiado por causa da emergência.

Matthew passou ontem pela Flórida (Estados Unidos) e mais de dois milhões de pessoas receberam o aviso para que fossem para o interior a fim de evitar uma catástrofe.

Segundo informações, o furacão também atingiu o oriente de Cuba, onde destruiu dezenas de casas, especialmente em Baracoa.

Confira também: