Uma delegação de cardeais e bispos do Terceiro Mundo entregou nesta quarta-feira ao Chanceler alemão Gerhard Schroeder, um manifesto para aumentar a ajuda que permita o cumprimento dos objetivos do Milênio fixados pela ONU para o ano 2015.

A delegação, que viajará também a Grã-Bretanha e França com o mesmo propósito, inclui o Arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, e ao Arcebispo de Ranchi (Índia), Cardeal Telesphore Toppo.

"Trata-se de uma excursão para pressionar aos governos que assinaram os objetivos de desenvolvimento do Milênio e se comprometeram com isso a eliminar as mais dolorosas formas de pobreza daqui até 2015", explicou o Cardeal Rodríguez.

O Cardeal hondurenho explicou que a excursão se produz "com o objetivo da reunião que celebrará em julho o Grupo dos 8 em Escócia e a Assembléia Geral da ONU em setembro em Nova Iorque".

"Há razões objetivas para temer que os objetivos do Milênio não se cumprirão. Em 46 países há agora mais gente em situação de pobreza que em 1990", declarou o Arcebispo de Tegucigalpa. "A luta contra a AIDS, a malária e outras doenças infecciosas segue sem dar os resultados desejados", acrescentou.

O governo alemão se comprometeu a cumprir os compromissos de desenvolvimento adquiridos com a comunidade internacional; enquanto que a líder da oposição alemã, Angela Merkel, garantiu aos bispos que seu partido, a União Democrata Cristã (CDU), respeitará os compromissos se ganhar as eleições de setembro.