O Bispo de Punta Arenas, Dom. Tomás González, apresentou sua renúncia à a Santa Sé por razões de saúde, cinco anos antes da idade prevista para a renúncia por limite de idade, pois padece uma severa deficiência visual, além de problemas de mobilidade.

Dom. González nasceu em 20 de abril de 1935 e dedicou 31 anos de sua vida ao serviço de Magallanes. Foi ordenado sacerdote em 11 de fevereiro de 1963 no Turim pelo Card. Maurilio Fossati, Arcebispo da cidade. Foi diretor do Seminário de Lo Caãns, Mestre de noviços, professor na Universidade Católica do Chile, Vice-Provincial dos Salesianos no Chile e Vigário episcopal para as religiosas no Santiago.

O Papa Paulo VI o escolheu Bispo de Punta Arenas em 28 de março de 1974. Participou da 3º Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Puebla em 1979 e no Sínodo de Bispos de 1983 em Roma. desempenhou vários cargos na Conferência Episcopal do Chile. Durante o regime militar foi impulsor de um trabalho pastoral com comunidades de chilenos no exílio. O ano passado, a comunidade magallánica lhe prestou um merecido tributo ao cumprir-se 30 anos de sua chegada à diocese mais sulina do Chile.