O Papa Francisco divulgou as possíveis viagens internacionais para o próximo ano, entre elas está Portugal, por ocasião do centenário das aparições da Virgem de Fátima.

Durante a coletiva de imprensa no voo papal, o Santo Padre respondeu a Aurea Miguel, da Rádio Renacença: “Minha pergunta é sobre sua agenda de viagens fora da Itália, a três lugares. Já disse aos argentinos que a agenda para 2017 está cheia, também falou da África e da Ásia, gostaríamos de saber quais países, há um colega que o espera na Colômbia; e em Portugal como será? Lisboa e Fátima?

Papa Francisco: “Certamente, por enquanto, irei a Portugal, e irei somente a Fátima. Por enquanto. Por quê? Há um problema. Neste Ano Santo foram suspensas as visitas ad limina; ano que vem, devo fazer as visitas ad limina deste ano e do próximo. E há pouco tempo para as viagens.

Mas a Portugal irei (o Pontífice mencionou a data de 13 de maio). À Índia e Bangladesh, quase certo. À África ainda não está certo o país, tudo depende seja do clima, em qual mês, porque se é no noroeste da África é uma coisa, se é no sudoeste, é outra. E depende também da situação política e das guerras ali… Mas há possibilidades pensadas na África.

Na América, disse que quando o processo de paz, se sair, gostaria de ir [à Colômbia], quando tudo estiver concluído... mas tudo dependo do que dirá o povo. O povo é soberano”.

Confira também: