O Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira a renúncia do Bispo de São João da Boa Vista (SP), Dom David Dias Pimentel, e nomeou para assumir a diocese paulista Dom Antônio Emídio Vilar, SDB.

Dom David Pimentel apresentou seu pedido de renúncia em conformidade o cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico, que estabelece a renúncia por idade dos prelados. Seu sucessor, Dom Antônio Vilar, foi transferido da Diocese de São Luiz de Cáceres (MT).

Natural de São Sebastião do Paraíso (MG), Dom Vilar nasceu em 14 de novembro de 1957. Ingressou na Sociedade Salesiana de S. João Bosco, onde emitiu sua profissão religiosa em 31 de janeiro de 1976 e foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986.

Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Lorena (SP) e Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Possui mestrado em Teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e iniciou doutorado em Liturgia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo.

Em sua trajetória presbiteral, atuou como juiz do Tribunal Eclesiástico de Aparecida (SP); diretor do aspirantado, em Pindamonhangaba (SP); diretor, coordenador de estudos e professor no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, e membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), entre outros.

Foi nomeado Bispo de São Luiz de Cáceres em julho de 2008 e recebeu a ordenação episcopal em setembro do mesmo ano. Atualmente, é o Vice-Presidente da Conferência Episcopal Regional Oeste 2 e Membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.