Um grupo de homens armados disparou nos fiéis quando estavam entrando em uma igreja no domingo, 18 de setembro, na localidade de Kwamjilari, no estado de Borno, ao norte da Nigéria. O ataque causou a morte de oito pessoas.

 

Embora ainda não saibam quem cometeu este atentado, tudo indica que pode haver sido terroristas do Boko Haram, conforme informaram fontes locais na última segunda-feira.

De acordo com declarações do jornal nigeriano ‘Vanguard’, recolhidas pela agência EFE, “alguns fiéis estavam nos arredores da igreja e os homens armados abriram fogo e mataram oito pessoas".

O número de mortos não é definitivo, porque algumas testemunhas viram como muitas pessoas feridas fugiam para a floresta, pois segundo outro residente de Kwamjilari, “os agressores também atearam fogo nas casas e campos de milho que estavam quase prontos para a colheita”.

Em outro ataque perpetrado na mesma região nigeriana, aproximadamente 6 pessoas morreram em uma emboscada em um comboio comercial no estado de Borno, que estava escoltado pelas forças militares.

Acredita-se que este atentado também foi cometido por membros do grupo terrorista Boko Haram.

A cidade de Kwamjilari, está localizada a 30 quilômetros de Chibok, onde em abril de 2014 o grupo Boko Haram sequestrou mais de 200 meninas. O estado de Borno é uma das regiões mais castigadas pelo terror do grupo terrorista.

O Boko Haram luta para impor um estado islâmico na Nigéria, ampliou sua zona de operações ao lago Chade, apesar da dificuldade do controle das fronteiras entre Nigéria, Camarões, Chade e Níger, onde cometeu dezenas de atentados suicidas.

Nos últimos anos, os terroristas assassinaram 12.000 pessoas segundo estimativas governamentais - embora outras fontes informem o dobro desse número - e obrigaram mais de 2,5 milhões de pessoas a fugir de seus lares.

Confira também: