Entre os dias 15 e 22 de setembro de 2016 está sendo realizada a XIV Sessão Plenária da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Orientais Ortodoxas.

Os trabalhos serão presididos pelo Cardeal Kurt Koch, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e por Dom Job Getcha, representante do Patriarcado Ecumênico.

Esta comissão é o organismo oficial do diálogo teológico entre católicos e ortodoxos, instituído em 1979 depois do Concílio Vaticano II. Reúne no total 14 igrejas ortodoxas autocéfalas, cada uma representada por dois teólogos que normalmente são bispos, e diversos representantes católicos.

A Sessão Plenária, organizada pela Arquidiocese de Chieti-Vasto e a Conferência Episcopal Italiana, está sendo realizada na cidade italiana de Chieti e se centra na análise de um documento preparatório intitulado "Para uma compreensão comum de sinodalidade e primazia ao serviço da unidade da Igreja".

A redação deste último começou durante a última sessão plenária da Comissão, realizada em Amã (Jordânia) em 2014, e foi finalizada no ano seguinte em Roma.

Em Chieti, os membros da Comissão serão chamados a avaliar se tal esboço reflete de maneira adequada o consenso atualmente existente “sobre a delicada questão da relação teológica e eclesiológica entre primado e sinodalidade na vida da Igreja ou se será necessário continuar a aprofundar a temática”.

A Sessão Plenária oferecerá aos participantes também a oportunidade de compartilhar momentos de oração com as comunidades cristãs locais.

No sábado, 17 de setembro, os membros da Comissão estarão presentes na celebração da Missa na Catedral de São Justino, em Chieti. Já no domingo, 18, participarão da celebração da Divina Liturgia no Santuário da Sagrada Face em Manopello (Chieti). Por fim, é previsto que a Comissão visite a cidade de Vasto e a Abadia de San Giovanni in Venere, em Fossacesia.

A Sessão plenária oferece também aos participantes a oportunidade de partilhar momentos de oração com as comunidades cristãs locais.

Confira também: