Esta manhã, o Papa Bento XVI se dirigiu aos milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro com ocasião da tradicional audiência geral afirmando com convicção que o Senhor Jesus é para o homem, guia à esperança e à vida salvando-o da dor e da morte.

A catequese desta quarta-feira versou sobre o Salmo 115, conhecido como "Ação de graças no templo". Em suas primeiras palavras, o Santo Padre se referiu à presença do salmo na tradição cristã a partir de São Paulo. "O apóstolo se sente em espiritual sintonia com o salmista na serena confiança apesar dos sofrimentos e debilidades humanas, dando graças ao Senhor que nos libera da angústia da morte”.

Continuando, o Papa recordou que se trata de um salmo que “no original hebreu constitui uma só composição com o salmo precedente”, constituindo deste modo “uma ação de graças unitária, dirigida ao Senhor que libera do pesadelo da morte”.

Sobre a atitude do orante fez notar que “junto com a comunidade, dá testemunho da própria fé ao sentir-se salvado da morte e professa com alegria que pertence à casa de Deus, à família das criaturas unidas a Ele no amor e a fidelidade. Seu testemunho é para todos um estímulo para crescer e amar ao Senhor que, ao salvá-lo da dor e da morte, o guia para a esperança e a vida”. “O orante salvado da morte -continuou- sente-se ‘servo’ do Senhor, ‘filho de seu serva’, uma bela expressão oriental para indicar a quem nasceu na mesma casa do patrão”.

Mais adiante, o Santo Padre recordou as palavras de são Basilio Magno: “Como pagarei ao Senhor por todo o bem que me fez? Elevarei a taça da salvação. O salmista compreendeu os muitíssimos dons recebidos do Senhor. Como pagarei ao Senhor? Nem com sacrifícios, nem holocaustos, mas sim com toda minha própria vida. É por isso que diz: Elevarei a taça da salvação, chamando taça ao sofrimento no combate espiritual, o resistir o pecado até a morte”.

Finalmente, o Papa leu em diversas línguas o resumo da catequese ao tempo que saudou os diversos peregrinos chegados de todas partes do mundo. Terminada a catequese, Bento XVI cantou com os milhares de fiéis o Pai Nosso e repartiu a Bênção Apostólica.