O Vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola e Arcebispo de Toledo, Dom Antonio Cañizares Llovera, aceitou as desculpas do Presidente da Generalitat de Catalunha, Pasqual Maragall, que junto com o  líder de Ezquerra Republicana de Catalunya (ERC), José Luis Carod-Rovira, foi fotografado fazendo burlas de uma coroa de espinhos em uma loja de Jerusalém.

"Eu sempre aceito toda desculpa", afirmou o Primaz da Igreja na Espanha ao ser perguntado pelos jornalistas sobre a fotografia na qual se vê Maragall fotografando Carod –os dois de visita oficial em Israel– com o símbolo da paixão de Jesus Cristo na cabeça, e sobre as posteriores desculpas que pediram após as críticas tanto do episcopado como de diversos setores.

Entretanto, Dom Cañizares pediu aos políticos catalães que situações desta natureza não voltem a se repetir. "Eu sempre quero seguir o que o Senhor disse na cruz: perdoai-lhes, e estar disposto sempre ao perdão, e o perdão é que não volte a se repetir", disse.

Maragall se reuniu nesta segunda-feira com o Arcebispo de Barcelona, Dom Lluís Martínez Sistach, para desculpar-se por ter brincado com a coroa durante sua recente visita à Terra Santa. Posteriormente, o presidente catalão informou mediante um comunicado seu “respeto pelas crenças da comunidade cristã” e indicou que “a pesar de não ter tido intenção de faltar com o respeito a nenhuma crença ou símbolo”, lamentava que “algumas pessoas tenham podido se sentir  ofendidas pela divulgação destas imagens”.