A prestigiosa Associação de deficientes italianos Handitalia a nomeado ao Cardeal Javier Loizano Barragán, Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Presidente do Comitê de Honra da organização para o 2005.

Handitalia é uma iniciativa que promove a compreensão na sociedade para que as pessoas com alguma deficieência física tenham a possibilidade de escolher autonomamente e sejam consideradas cada vez menos "doentes" e mais pessoas "diversamente hábeis".

A iniciativa, de inspiração cristã, oferece respostas concretas em termos de produtos, auxílios e serviços; e atualmente vem preparando uma Feira que "não contenha somente numerosos stands mas sim aloje também vários espaços interativos nos que os visitantes possam viver pessoalmente experiências constituídas pela prática do esporte; participar de momentos dedicados às várias terapias; ser parte ativa em conferências, seminários e grupos de estudo".

Conforme explica em sua nota de imprensa, "Handitalia deseja idealmente abordar a deficiência em sua totalidade, enfrentando as problemáticas correlativas a ela e propondo realidades e experiências alternativas".