O Papa Francisco enviou uma mensagem por ocasião da Paralimpíada 2016 que começa nesta quarta-feira, 7 de setembro, no Rio de Janeiro. Na mensagem, o Pontífice expressa o desejo de que os Jogos levem à superação do preconceito e da exclusão.

O telegrama, assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, foi enviado ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e publicado no site da Arquidiocese.

“Sua Santidade o Papa Francisco, por ocasião da realização dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, envia uma cordial saudação aos atletas, organizadores, voluntários e participantes”, afirma o texto.

Além disso, dirige “uma palavra de incentivo” do Pontífice “para que as Paralimpíadas, que celebram muito mais a vitória sobre as dificuldades impostas pela fragilidade da natureza humana do que a conquista de uma medalha, sejam não somente um instrumento para a prática da virtude em vista do crescimento integral humano mas, acima de tudo, uma ajuda para superar as barreiras do preconceito e da exclusão”.

“De modo particular, o Papa Francisco anima as Comunidades católicas da Arquidiocese do Rio de Janeiro a seguirem com a sua generosa colaboração solidária com este evento que aproxima os povos e pode contribuir com a cultura do Encontro para superar os conflitos”, afirma.

Por fim, assinala, “o Santo Padre confirma estes votos com uma propiciadora Bênção Apostólica”.

Os Jogos Paralímpicos 2016 acontecem de 7 a 18 de setembro, no Rio de Janeiro, com a disputa de 23 modalidades. Participarão 4022 atletas, representando 160 países.

Confira também: