O tradicional Te Deum com ocasião do dia da independência argentina não se celebrará na Catedral de Buenos Aires; mas sim, quebrando uma tradição de quase 200 anos, será na província de Santiago do Estuário a pedido do Presidente Néstor Kirchner.

O Te Deum pelo dia 25 de Maio será realizado na Catedral Nossa Senhora do Carmo, será presidido pelo Bispo de Santiago do Estuário, Dom. Juan Carlos Maccarone, e concelebrado pelo Bispo de Añatuya, Dom. Adolfo Uriona.

A celebração de ação de graças será assistida pelo Presidente da Nação, Néstor Kirchner; a primeira dama, Senadora Cristina Fernández de Kirchner; o Governador de Santiago do Estuário, Gerardo Zamora, e outras autoridades nacionais e provinciais.

Ao final da cerimônia, o Coro Estável interpretará o Aleluia de Haendel. Logo depois da veneração ao altar e a Virgem, os Bispos acompanharão ao presidente Kirchner e sua comitiva até o átrio da catedral.

Em tanto, na Catedral metropolitana de Buenos Aires, os horários de missas serão os habituais para um feriado.

A decisão do Governo de suspender o Te Deum tradicional de 25 de Maio na Catedral Metropolitana e transladar o ofício religioso à província de Santiago do Estuário "não tem que interpretar-se como um desprezo ou uma ofensa", reiterou o Pe. Guillermo Marco, porta-voz do Arcebispo de Buenos Aires e Primaz da Argentina, Cardeal Jorge Bergoglio.

"Se houver um corte na tradição e se for bom ou mau terão que dizê-lo-os historiadores", destacou o Sacerdote.

Esta será a primeira vez que o Te Deum pela data pátria não se realizará na Catedral Metropolitana, onde costuma ocorrer há quase dois séculos.

Por sua vez, o chefe de Gabinete, Alberto Fernández, assegurou hoje que "a relação com a Igreja é correta" e assinalou que a decisão do primeiro mandatário de transferir o ofício religioso se deveu à "vocação" de dar "uma amostra de federalismo".

"Decidimos festejar em 25 de maio em Santiago do Estuário tratando de dar uma amostra de federalismo, viajando à primeira cidade que se fundou na Argentina e com a vocação de que os argentinos entendam que, além da Cidade de Buenos Aires, existem outros lugares na Argentina", afirmou Fernández.

O Chefe de ministros adiantou também que "no próximo ano, certamente, será festejado em 25 de Maio em uma cidade do centro ou do sul da pátria".