A Fundação “ Centesimus Annus ”, criada pelo falecido
Papa João Paulo II em junho de  1993,  organizou no Vaticano um congresso internacional de dois dias de duração intitulado “O sistema mundial no século XXI: subsidiariedade e cooperação para o desenvolvimento”.

O evento, que começará no  dia  27 de maio à tarde, abordará o tema da globalização à luz da moral cristã.

A primeira jornada de trabalhos será presidida por Alberto Quadro Curzio, Presidente do comitê científico da Fundação e Decano da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade Católica do  Sagrado Coração de Milão.

Nesta jornada intervirão, entre outros, Giovanni Maria Flick, juiz do Tribunal Constitucional italiano, que falará sobre "Direitos humanos e globalização: uma perspectiva européia"; Moseh Syrquin, professor de Economia da School of International Studies da Universidade de Miami, cujo tema será "Globalização: muita ou muito pouca?" e Alberto Quadro Curzio que dedicará sua intervenção ao argumento "A União Européia como modelo institucional em um mundo globalizado".

O Cardeal Attlio Nicora, Presidente da Administração do Patrimônio da Sede Apostólica (APSA), abrirá a sessão de 28 de maio.

Pela manhã haverá uma mesa redonda em que se discutirá sobre "Promoção do desenvolvimento no século XXI: valores, protagonistas e instrumentos". A sessão concluirá com uma intervenção de Stefano Berterame (em representação do vice-secretario geral da ONU; Antonio Maria Costa) que falará sobre "Como é o mundo: anjos e demônios do desenvolvimento".

O cardeal Nicora encerrará o Congresso com uma Missa celebrada na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano.