As autoridades europeias devem tomar medidas para enfrentar a ameaça radical islâmica que se faz sentir cada vez mais na Europa. Este foi o alerta lançado pelo Patriarca sírio-ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente, Sua Beatitude, Ignatius Aphrem II.

Em declarações à Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), Dom Ignatius advertiu que os governos da União Europeia devem “estar preparados” para enfrentar esta ameaça, pois é cada vez maior o número de extremistas que rejeitam os valores ocidentais e que pretendem impor a “sharia” (conjunto de leis islâmicas baseadas no Corão) a todos os lugares possíveis.

“Deve haver alguma maneira” de impedir o acesso “àqueles que abraçam uma ideologia extremista”, considerou o líder religioso.  “Não sei como isso deve ser feito, mas é necessário”, acrescentou.

Para o Patriarca, é preciso enfrentar tal ameaça, “sem se infringir os direitos daqueles que buscam a paz e respeitar as leis” europeias.

O Prelado alertou ainda sobre os cidadãos europeus que viajaram “para a Síria ou outros lugares”, para “promover a ‘jihad’ e que irão regressar aos seus países”. Segundo ele, a Europa também precisa estar preparada para isso.

Dom Ignatius recordou ainda que a sobrevivência do cristianismo está em causa em diversos países do Oriente Médio. Ele se disse “muito preocupado, pois o cristianismo está desaparecendo tanto na Síria e Líbano, assim como no Iraque”. Além disso, destacou o fato de a população cristã estar a diminuir dramaticamente também na Turquia.

Diante dessa realidade, o Patriarca agradeceu o apoio de organizações de carácter humanitário como a Fundação ACN na ajuda de emergência que tem sido prestada a milhares de pessoas que vivem nestes países, muitas delas na condição de refugiados depois de terem sido forçadas a abandonar suas casas e tudo o que possuíam.

Confira também: