Pelo sexto ano consecutivo, mais de 50 expositores e 10 mil visitantes se encontrarão de 27 a 30 de maio em Madri para a realização de Ekumene, o maior cenário de arte sacra, patrimônio religioso, restauração e equipamento para o Igrejas da Europa.

A exposição se realizará no Palácio de Cristal do Recinto Ferial da Casa de Campo de Madri e reunirá expositores de mais de 20 Ramos: Antiquários, arquitetos, artistas, vidreiros, pintores, associações e movimentos religiosos, confrarias e irmandades, comunidades autônomas, diocese, editoriais de livros religiosos, empresas de restauração, artesanato, mobiliário e obras de arte marcarão presença na feira.

O "Salão Europeu de Patrimônio Religioso e Cultural", como o denominaram seus organizadores, será inaugurado na tarde da sexta-feira 27 –a feira abrirá suas portas a partir das 11 da manhã– pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela e será enclausurado pelo Arcebispo Primaz da Espanha e Vice-presidente da Conferência Episcopal, Dom. Antonio Cañizares Llovera.

Mosaicos da Redemptoris Mater

Uma das atrações do evento será a exposição fotográfica que mostrará uma das últimas obras de arte erguida nos Palácios Vaticanos: os mosaicos da capela Redemptoris Mater, um presente dos cardeais ao Papa João Paulo II em 1996 no 50 aniversário de sua ordenação sacerdotal

Os mosaicos –cheios de cores, personagens e símbolos que ornamentam esta capela restaurada– celebram a história da salvação, tendo como tema central o mistério da Trindade que se reflete acima de tudo em Jesus Cristo e em sua Mãe. O sacerdote e artista Marko Ivan Rupnik foi o encarregado de realizar a obra, e o sacerdote Pablo Cervera, capelão da Universidade San Pablo CEU de Madri, explicará sua transcendência no sábado 28 às 17h30.

Os organizadores do Ekumene anunciaram que a feira voltará a ser um cenário privilegiado para dar a conhecer as principais novidades referidas aos templos. Os confissionários com total isolamento acústico, com acesso para deficientes e climatizador, serão apresentados pela primeira vez no Salão. Também serão apresentados os bancos acondicionados termicamente para os templos e os tapetes térmicas.

Durante a exposição se fará presente a arte da Semana Santa, com os pálios e os simpecado (insígnia que nas procissões sevilhana abre o passo às confrarias da Virgem Maria e que leva o lema sine labe concepta – sem pecado concebida) além de bordadoras que realizarão seu trabalho diante do público. Além disso, "pintores, artesãos, ourives e escultores mostrarão suas obras de arte, com estilos que abrangem dos entalhes mais clássicas até as tendências mais inovadoras, sempre dentro de um profundo respeito pela liturgia", informaram.

Para maior informação, pode acessar o site: http://www.ekumene.com