O Presidente da Generalitat de Catalunha (Espanha), Pasqual Maragall, reuniu-se nesta segunda-feira com o Arcebispo de Barcelona, Dom. Lluís Martínez Sistach, para desculpar-se por ter brincado com uma coroa de espinhos durante uma recente visita a Israel.

Maragall informou mediante um comunicado seu "respeito pelas crenças da comunidade cristã" e assinalou que "apesar de não ter estado em seu ânimo faltar ao respeito a nenhuma crença ou símbolo, o presidente lamenta que algumas pessoas se puderam sentir ofendidas pela divulgação destas imagens".

A nota acrescenta também que o encontro entre Maragall e Dom. Sistach tinha como objetivo "desfazer qualquer mal-entendido que se pôde criar em torno de uma situação vivida sem malícia por nenhum dos protagonistas em seu percurso pelo bairro antigo de Jerusalém".

A Conferência Episcopal Espanhola tinha expresso seu "enérgico protesto" por uma foto publicada pela imprensa na passada semana, em que Maragall e o presidente de ERC, Josep Lluís Carod-Rovira, "mostravam-se utilizando um símbolo da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, a coroa de espinhos, como objeto de brincadeiras e de risadas".