Comentando a controvertida iniciativa do Partido da Revolução Democrática (PRD) que pretende legalizar a eutanásia no país, o Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, assinalou que  a Igreja sempre se oporá a que se mate às pessoas.
“Sempre o homicídio e o suicídio serão algo contra o projeto de Deus, porque nós não somos donos absolutos de nossa vida e a ninguém é permitido pôr um ato positivo com o qual lhe tire a vida a outra pessoa”,  assinalou o Cardeal mexicano.
“Todos os seres humanos têm direito à vida desde que se encontram no seio materno até o final de seus dias”, acrescentou o Cardeal; e destacou que “a Igreja não se opõe ao debate nem às opiniões, mas sempre declarará quais são seus princípios e qual é o projeto de Deus sobre a vida humana”.
As palavras do Cardeal se somaram ao assinalado no último editorial do semanário arquidiocesano “Da fé”, onde a Arquidiocese manifesta seu firme rechaço ao projeto de lei do PRD.
O semanário assinala que, embora a Constituição Política reconhece o direito à vida entre as garantias individuais e determina que esta deve ser protegida, hoje “estão surgindo propostas aberrantes que contradizem abertamente este direito a despenalizar ou pretender garantir ‘o direito’ a cometer homicídios, como é o caso do aborto direto e a eutanásia”.
O semanário indica que tais atentados contra a vida se pretendem legalizar “com o apoio de fortes campanhas ideológicas de opinião pública e com a autoridade moral que lhe imprime o apresentá-los como atos garantidos pelos cientistas e como um exercício de ampliação das liberdades”.
“A liberdade que não vai acompanhada da verdade e do bem –esclarece o editorial-, perece e se torna autodestrutiva. Isso se reflete no caso mais recente no México diante das pretensões responsáveis por deputados de um partido de legalizar a eutanásia”.