A Conferência Episcopal Colombiana (CEC) afirmou que recebe “com esperança a oportunidade que se abre agora de colocar fim ao conflito armado que marcou a história do nosso país por mais de cinco décadas”, depois do acordo de paz alcançado entre o Governo colombiano e as FARC em Havana (Cuba), o qual foi apresentado ontem no Congresso pelo Presidente Juan Manuel Santos.

O anúncio foi realizado na quarta-feira na capital cubana, após 3 anos e 9 meses de negociações. O texto de 297 páginas foi apresentado ao Congresso na quinta-feira. Este Acordo foi alcançado quase dois meses depois de assinarem em Havana o cessar-fogo definitivo entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Entretanto, o Acordo de Paz deverá ser submetido a um plebiscito a fim de que a população o aprove ou o rechace. A consulta será feita no próximo dia 2 de outubro.

Nesse sentido, o Episcopado emitiu na quarta-feira um comunicado no qual reiterou seu apelo para que “haja uma pedagogia dos acordos, de modo que todos possam compreender os alcances do pacto nos diálogos e a fim de que se prepararem conscientemente para participar do próximo plebiscito”.

Em seguida, os bispos indicaram: “Entramos em uma etapa de debate sobre os acordos”. Por isso, convidaram “a promover uma reflexão serena, em clima de diálogo e respeito, animada em todo momento pelo compromisso com a construção da paz, pensando sempre no bem do país, por cima dos interesses setoriais ou particulares”.

“Convocamos o povo colombiano para participar da consulta sobre os Acordos de Havana de maneira responsável, com um voto informado e consciente, que expresse livremente sua opinião, como exercício efetivo da democracia e com o devido respeito do que a maioria finalmente determinar”, acrescentaram.

Do mesmo modo, chamaram as comunidades católicas “a intensificar a oração pela paz em nosso país e a discernir à luz da Palavra de Deus o caminho que nos leve a ser artesãos de paz”.

“Da mesma maneira, animamos todos nossos irmãos e irmãs de boa vontade a assumir o desafio de contribuir com a superação de toda forma de violência e a trabalhar unidos na construção de uma Colômbia reconciliada e em paz”, conclui o texto.

Confira ttambém: