Equipes de médicos, enfermeiras, membros do Corpo Italiano de Socorro da Soberana Ordem de Malta, chegaram às regiões atingidas na manhã de ontem. Assim, em Arquata del Tronto, município da região de Ascoli Piceno, foi enviada uma unidade canina de resgate que trabalha sem descanso.

Do mesmo modo, uma equipe de avaliação formada por cinco voluntários, entre eles um médico e um enfermeiro, está em Amatrice onde se uniu à equipe do departamento de Defesa Civil.

Além disso, a Ordem de Malta ativou a coluna móvel para assegurar a assistência à população afetada em Amatrice e Accumoli. O Grande Mestre Soberano da Ordem de Malta, Frei Matthew Festing, enviou ao Presidente da Itália, Sergio Mattarella, uma mensagem de condolências.

“Quero transmitir meus sentimentos de solidariedade às inúmeras vítimas. Além disso, expresso a minha solidariedade e simpatia e asseguro minhas orações e consolo aos familiares, sobreviventes e pessoas deslocadas”, acrescentou.

Também nas redes sociais, muitas pessoas ofereceram seu apoio e refúgio aos afetados. Chegaram ao local muitas equipes de resgate de outras regiões do país, as quais se somaram à equipe de bombeiros do Vaticano enviada pelo Papa Francisco.

De Lourdes, enviaram a disponibilidade da UNITALSI (União Nacional Italiana para o Transporte de Doentes a Lourdes e aos Santuários Internacionais). “Enviamos ao Departamento Nacional de Defesa Civil uma nota informativa sobre a disponibilidade imediata de nossas equipes e veículos para transladar as pessoas com deficiência”, indicou.

Do mesmo modo, o Prelado do Opus Dei, Dom Javier Echevarría, enviou uma mensagem “especialmente aos fiéis da Prelatura e amigos presentes nessas regiões, para ajudar no que for possível os responsáveis pela organização e socorro das pessoas atingidas pelo terremoto”.

Confira também: