Depois de Lourdes e Roma, o 24° Congresso Mariológico Mariano Internacional acontecerá entre os dias 6 e 11 de setembro em Fátima (Portugal), a fim de celebrar os 100 anos das aparições da Virgem Maria nas colinas da Cova da Iria.

Este evento científico é realizado a cada quatro anos e é considerado a reunião internacional mais importante de reflexão na área da mariologia, seu lema será: “O acontecimento de Fátima, cem anos depois: história, mensagem e atualidade”.

O evento será presidido pelo enviado especial do Papa Francisco, o Cardeal português Dom José Saraiva Martins, Prefeito Emérito da Congregação para a Causa dos Santos, com a participação de diversos especialistas da mariologia e estudiosos de diferentes partes do mundo.

Segundo o site oficial do Santuário de Fátima, durante este congresso serão apresentados e discutidos “os resultados de um estudo rigoroso, crítico e atualizado da documentação inerente à história do evento mariano ocorrido em Fátima”.

Por outro lado, os participantes procurarão “delinear pistas ulteriores de aprofundamento de uma mensagem que, pelos seus densos conteúdos, representa uma ‘profecia’ repleta de esperança para a Igreja, a humanidade e o mundo contemporâneo”.

No evento haverá seis importantes conferencias que analisarão o evento mariano de Fátima, assim como oficinas por grupos linguísticos, concertos de corais, visitas guiadas. Também a oração do rosário, a procissão das velas na capela das aparições, Laudes, Ângelus e várias Celebrações Eucarísticas.

Entre as conferências mais destacadas se encontra o ‘Estudo Crítico das Memórias da Irmã Lúcia’, ‘A devoção ao Coração Imaculado de Maria’ e ‘O conteúdo teológico da mensagem da Fátima e sua interpretação’.

O congresso é promovido pela Pontifícia Academia Mariana em colaboração com o Santuário de Fátima e com as sociedades mariológicas de diversos países.

Para mais informações sobre o programa e como participar do congresso, acesse: pami.fatima.pt

Confira também: