Graças à ação de alguns prelados dos Estados Unidos, como o Arcebispo de Denver, Dom. Charles Chaput, conseguiu-se impedir, faz aproximadamente um mês, a venda de uma Eucaristia no sítio de leilões eBay.com.

Entretanto, há uns dias vem circulando por internet uma cadeia em que pede a quem a recebe que assinem uma petição manifestando seu rechaço a tal leilão naquele sítio Web, embora a hóstia consagrada não esteja mais à venda.

Em uma missiva dirigida a Meg Whitman, executiva do EBay, Dom Chaput explica que “vender uma hóstia consagrada, sejam quais sejam as circunstâncias, é um sacrilégio muito grave para os católicos e portanto uma séria ofensa à comunidade católica”.

Embora os executivos do EBay afirmavam que não viam nada de mau nem ofensivo na venda da Eucaristia dado que não violava nenhuma lei, o Arcebispo destacava que entendia que “embora essa empresa dirige grandes negócios e a grande escala, esse tipo de venda é profundamente ofensivo

A Eucaristia foi colocada para ser leiloada por um homem de Iowa quem declarava abertamente não ser católico e não acreditar que se “vá ao inferno por isso que estou fazendo”.

Finalmente, o Bispo de Sioux City, Dom Robert J. Augustine se reuniu com o vendedor e ajudou enormemente a deter a venda sacrílega. Dom Augustine dispôs da hóstia consagrada de acordo ao que estabelece e pede a Igreja e assinalou que "estou agradecido porque o vendedor estava de acordo em levar tudo isto a uma conclusão positiva”.

Logo depois de uma grande campanha, os prelados do EUA tinham conseguido retirar a hóstia do sítio de leilões e obtiveram também uma mudança nas políticas de EBay que evitará esse tipo de situações no futuro.

“Concluímos que a venda da Eucaristia, assim como de outros objetos sagrados, não é apropriada para  EBay. Por tal razão, não permitiremos que esse tipo de objetos apareçam em nosso sítio Web no futuro”, asseguraram porta-vozes do EBay.

Originalmente, o preço para o início do leilão foi de dois mil dólares. Felizmente esta nunca se levou a cabo.